0

Baixa produtividade na venda de seguros: descubra o que está causando isso

Sabe aqueles dias em que você, ao ir embora do escritório, está extremamente cansado, mas, ao mesmo tempo, tem a sensação que não fez quase nada em relação à venda de seguros?

Saiba que essa sensação, embora muito comum entre corretores de seguros, é um sintoma de que as tarefas administrativas da sua corretora estão tomando mais tempo do que deveriam e acabando com a sua produtividade na tarefa mais importante para seu sucesso: a venda de seguros.

Mas, não se preocupe! Com algumas ações simples você vai virar esse jogo e ver o faturamento da sua corretora voltar a subir. Vamos lá!

Otimize tarefas não relacionadas à venda de seguros

No início, é muito comum que corretores de seguros absorvam muitas tarefas administrativas e operacionais. Isso ocorre devido a alguns fatores como ausência de colaboradores e insegurança em delegar essas tarefas.

Contudo, com o aumento do volume de negócios, essas tarefas administrativas e operacionais também aumentam e, o corretor que deveria estar focado na venda, acaba desperdiçando seu tempo cadastrando apólices, verificando pagamento de parcelas, calculando em diversas seguradoras, além de horas perdidas em chats e ligações para help desks de seguradoras.

Nessa hora, o corretor precisa planejar como fará a transição entre a administração centralizada nele mesmo para uma administração delegada.

Essa transição fará com que o corretor possa ter mais tempo de prospectar e atender seus clientes e irá gerar uma maior satisfação e um maior número de indicação, ou seja, um aumento expressivo no faturamento e no lucro da corretora.

A seguir, listaremos algumas tarefas que podem ser otimizadas e qual a maneira mais efetiva para essa otimização.

Focar no cálculo não melhora a venda de seguros

É muito comum vermos corretores utilizando a estratégia de realizar orçamentos para o cliente no maior número de companhias possíveis e alguns, inclusive, divulgam essa estratégia como diferencial competitivo para atrair mais clientes, mas será que essa estratégia é boa para a própria corretora?

Obviamente, quanto mais seguradoras forem consultadas, maior a chance de conseguir oferecer para o cliente um custo imbatível, ou seja, a chance de fechar o negócio realmente aumenta conforme o número de orçamentos realizados, contudo, o que também aumenta é o tempo gasto em cada cotação.

Com um tempo maior entre o contato do cliente até o envio dos valores, a chance de fechar o negócio pode diminuir por diversos fatores como, por exemplo, outro corretor que fez a oferta mais rápido e já fechou o negócio ou por desistência do cliente.

Por isso, se você perceber que está demorando muito para oferecer os valores ao seu cliente, tem duas alternativas: contrate um colaborador que irá te auxiliar nesta tarefa, lembrando que ele também poderá ficar sobrecarregado, ou invista em um sistema de multicálculo que realiza a tarefa de calcular em diversas companhias em um tempo muito menor que você faria manualmente.

Dessa forma, ultrapassada a barreira do enorme volume de informações e telas para realizar os cálculos, você irá focar no que realmente importa, ou seja, a venda de seguros.

Otimize os passos da sua venda de seguros

Outra tarefa que tira o seu foco na venda de seguros e diminui a sua produtividade é a organização das prospecções.

Muitas vezes, o corretor de seguros recebe várias prospecções de diversos canais, desde terceiros atendidos até amigos que, em um bate papo informal, demonstram interesse em cotar com esse corretor. A diferença entre o corretor que tem uma boa produtividade e um corretor que não tem é como ele organiza e atua com essas oportunidades.

O caminho para tirar o maior proveito das prospecções é utilizar um programa CRM. Através desse programa, suas prospecções serão organizadas, categorizadas e as ações tomadas serão registradas. Com um programa CRM, quando aquele amigo te pedir um cálculo durante um churrasco, você imediatamente poderá cadastrar essa cotação pelo seu smartphone. Na segunda-feira, a própria ferramenta te lembrará daquela oportunidade e irá te cobrar uma ação, ou seja, a chance de você melhorar sua venda de seguros é muito maior!

É hora de crescer

Você começou pequeno e alcançou um novo patamar, então é hora de ajustar as estratégias e crescer ainda mais. Analise sua produtividade através da Calculadora de Produtividade Segfy e trace a estratégia perfeita para o sucesso! Descubra também como melhorar a produtividade na venda de seguros.

Posts Relacionados

Como melhorar as vendas de Seguro em tempos de pan...
views 686
Com os atuais temores que envolvem a crise do novo coronavírus, empreendedores dos mais diversos segmentos se perguntam sobre como melhorar as vendas...
Meu Seguro Novo: O Marketplace de seguros da Segfy
views 413
Com inovação em seu DNA, a Segfy dá mais um passo em direção ao futuro para proteger o futuro das pessoas e lança o seu marketplace de seguros. O Meu...
Seguro Viagem: quais os melhores momentos para ofe...
views 733
O seguro viagem é, definitivamente, um dos seguros que mais engrandecem a relação entre cliente e segurado, e você não deve deixar escapar a chance de...
Seguro Auto: coberturas importantes que os correto...
views 540
Uma das mais nobres funções de um corretor de seguros é prever aquilo que o segurado pensa que vai acontecer com ele e protegê-lo. Quando falamos de s...
Seguro para MEI: residencial ou empresarial?
views 528
Você abriu a sua corretora de seguros, atendeu ao círculo mais próximo de amigos e parentes e agora busca formas de aumentar as vendas e expandir sua ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *