0

Como adaptar sua corretora às novas tecnologias do mercado de seguros?

Acreditar que as tecnologias ou as novas Insurtechs podem ser uma ameaça ao mercado de seguros é um grande mito que precisa ser desvendado. Ter medo do que vem por aí pode ser uma grande barreira para o crescimento da sua corretora.

Neste artigo você encontrará algumas dicas de como domar esse bicho-papão da tecnologia e, melhor, como usá-la a seu favor.

O mercado de seguros sempre acompanhou a tecnologia

O novo assusta e gera uma reação defensiva muito comum em mercados e em pessoas.

Pense bem: toda vez que alguma novidade aparece, nossa primeira reação é criticar ou duvidar. Isso acontece porque nós nos acostumamos com o conforto, ou seja, se algo está funcionando bem da maneira que está, para quê mudar?

Assim como temos essa reação natural, quando uma tecnologia é aplicável e útil, rapidamente mudamos essa visão e passamos a utilizá-la para potencializar nossa produção.

Mesmo que você não tenha notado, no mercado de seguros isso já aconteceu inúmeras vezes e, em todas elas, as tecnologias trouxeram produtividade, lucratividade e qualidade de vida para quem trabalha nesse mercado.

Exemplos simples dessa mudança é a forma de calcular um seguro. Há pouquíssimo tempo era muito comum que cada corretor recebesse, mensalmente, uma montanha de disquetes para atualizar o sistema de cálculo e poder gerar orçamentos de seguro. Hoje, com as tecnologias atuais, é impensável uma atitude dessas, pois praticamente todos os sistemas estão online.

O segredo para entender essa mudança é saber que a transição não foi fácil! No início, as atualizações online demoravam muito e poucos corretores sabiam como fazê-las, mas nem por isso elas deixaram de ser implantadas e hoje funcionam muito bem.

Novas tecnologias para o mercado de seguros

Adaptar-se às novas mudanças e aplicá-las em sua empresa pode ser o caminho para gerar mais clientes e maior lucratividade da sua corretora, mas o que vem por aí que pode auxiliar o corretor de seguros disposto a se engajar nessa tarefa?

Focar primeiramente no problema a ser resolvido pode ser uma boa estratégia!

Antes de buscar as tecnologias, foque na análise da sua corretora e entenda o que você precisa fazer para melhorar sua produtividade. Com o resultado você pode aplicar uma série de novas tecnologias voltadas para o mercado de seguros e alavancar suas vendas!

Tecnologias de gestão

Uma das áreas mais impactadas pela tecnologia é a gestão das corretoras.

Aqui vale uma pausa para definir o conceito de gestão. Há muito tempo, gestão deixou de ser a simples administração das tarefas básicas de uma empresa e passou a incorporar o controle através de outros focos, como o da estratégia, por exemplo. Gerenciar não é somente manter a empresa em funcionamento, mas sim estabelecer seu propósito, seu foco e, principalmente, sua estratégia de crescimento.

Neste ponto a tecnologia entra com tudo para facilitar esse novo modelo de gestão.

O mercado de seguros, principalmente a corretagem, é extremamente burocrático, pois quando lidamos com o patrimônio de terceiros todo cuidado é pouco. Desse modo, administrar essa burocracia acaba tomando um tempo que deveria ser dedicado às tarefas mais estratégicas do corretor. Por isso, muitos corretores acabam vendo sua produção diminuir e não conseguem identificar onde estão errando.

Fato é que eles estão errando exatamente em não utilizar a tecnologia de gestão que hoje é capaz de otimizar a captação de informações diretamente da seguradora, cadastro no sistema de gestão e geração de relatórios de desempenho da corretora de forma automática.

O corretor que poupa todo esse tempo de tarefas simples tem mais tempo de se dedicar a refletir quais produtos irá investir, como irá investir e, o principal, se relacionar com seu cliente.

É preciso se adaptar

Assim como nos adaptamos à mudança do disquete para o online, a mudança do trabalho manual para a otimização pela tecnologia é uma barreira. Vale refletir sobre os benefícios que a tecnologia pode trazer para o mercado de seguros e, principalmente, ousar testá-las. Lembre-se que a maioria das tecnologias já criadas caiu no esquecimento, mas aquelas que realmente vingaram, favoreceram os que primeiro aderiram a ela.

Otimize a produtividade da sua corretora através da tecnologia. Conheça agora mesmo a Segfy, plataforma 100% online para corretores de seguros, acesse e experimente gratuitamente.

Posts Relacionados

Como tirar Susep e se tornar um corretor de seguro...
views 266
Você se interessou pelo mercado de seguros e decidiu que se tornar um corretor de seguros, mas e agora? O que fazer, como ser um corretor, por que é n...
Insurtechs: o que são e como elas estão mudando o ...
views 735
Termos em inglês viraram moda e, muitas vezes, são usados para mascarar ações e empresas que sempre estiveram por aí mas com outro nome, porém, nem tu...
Quando notificar o segurado sobre o vencimento da ...
views 475
Você já ouviu a famosa frase: "Tempo é dinheiro"? Benjamin Franklin estava certo, inclusive a frase serve para o mercado de seguros de hoje! Está conf...
Análise do motivo de perda: O que é e como fazer n...
views 438
Analisando todos os vendedores, é nítido a trajetória de erros. Mas algo que deve ser aprendido rapidamente é: "70% de todos os negócios devem ser gan...
Como o Multicálculo te ajuda a vender mais seguros...
views 554
“Existe um mito que tempo é dinheiro. Na verdade, tempo é muito mais precioso que dinheiro. É um recurso não-renovável. Uma vez gasto, e se você gastá...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *