0

Como tirar Susep e se tornar um corretor de seguros?

Você se interessou pelo mercado de seguros e decidiu que se tornar um corretor de seguros, mas e agora? O que fazer, como ser um corretor, por que é necessário tirar Susep e como obtê-la? Calma, calma!

Todas essas questões e siglas podem confundir, mas vamos fazer um passo a passo de forma didática sobre como conseguir se profissionalizar como corretor de seguros e, principalmente, o que te espera nessa profissão.

Afinal, o que é a Susep?

Susep é a sigla para Superintendência de Seguros Privados, um órgão do governo brasileiro responsável pela fiscalização e controle do mercado de seguros, previdência aberta, capitalização e resseguros.

Na prática, a Susep é quem regula o mercado de seguros. Entre suas atribuições estão a publicação de normas que devem ser seguidas, fiscalização destas normas, aplicação de multas para quem não cumpri-las e, entre tantas outras, habilitar aqueles que querem se tornar corretores de seguros.

Por que é preciso tirar Susep?

Veja bem, o termo “tirar” em nada expressa o real processo de habilitação de um corretor de seguros. O correto é se habilitar corretor de seguros, e isso faz bastante diferença.

Devido à importância do mercado de seguros, que é responsável pela proteção de bilhões em bens de famílias e empresas, a Susep entendeu que, aquele que se interessasse por intermediar o contato entre a seguradora e o consumidor final, deveria passar por um processo de habilitação que o preparasse para essa intermediação.

Neste processo, o candidato deverá possuir o ensino médio completo e irá passar por aulas com pessoas extremamente experientes no mercado de seguros nas quais serão apresentadas todas as legislações pertinentes ao ramo e as maneiras como essa intermediação deve ser feita, respeitando os direitos do cliente e não colocando em risco seu patrimônio. Esse curso hoje é ministrado pela Escola Nacional de Seguros.

Após as aulas, o candidato passará por um exame que avaliará se ele absorveu o conteúdo apresentado e, se aprovado, receberá um certificado de conclusão do curso de habilitação. Com esse certificado ele poderá solicitar na Susep o cadastro como corretor de seguros.

E depois?

Habilitar-se como corretor de seguros, ou seja, tirar Susep não é um processo fácil, mas o que vem depois é o real desafio!

Uma vez habilitado, o corretor deve buscar seu cadastro nas seguradoras que ele julgue possuir um produto interessante para que ele faça a intermediação com o cliente. Cada seguradora possui uma regra e uma maneira de cadastrar esse corretor, mas quase todas possuem um passo a passo bem didático em seu site, informando os documentos e a forma de entregá-los para a análise do pedido de cadastro.

Depois de cadastrado, o corretor terá acesso aos produtos das seguradoras. É importante que também faça o treinamento específico de cada seguradora pois, muito embora tenha estudado o conteúdo de maneira ampla no curso de habilitação, nas seguradoras receberá a informação das particularidades e diferenciais de cada produto.

Como abrir uma empresa corretora de seguros?

Com o evoluir da profissão, pode ser que você decida abrir uma empresa corretora de seguros. Para isso, é necessário procurar um contador para realizar a abertura formal da sua empresa e, após todas as formalidades, pedir também seu cadastro na Susep. Assim, você, como corretor, terá um número de cadastro na Susep e sua corretora terá outro.

Tornando sua corretora produtiva e lucrativa

O mercado de seguros continua demonstrando um crescimento positivo sempre descolado da economia e isso atrai muitas pessoas para tirar Susep e se tornar corretores.

Para ter sucesso, não basta apenas tirar Susep e sair oferecendo seguros, é preciso planejamento para se tornar um verdadeiro campeão de vendas.

Neste caminho, dedique seu tempo a criar um bom plano de negócios, identifique os produtos que entendem mais interessantes, foque em seu público-alvo e saiba o que não pode falta no planejamento da sua corretora!

Posts Relacionados

Quais processos das corretoras de seguros podem se...
views 119
A automatização de processos nas corretoras de seguros é uma das tendências mais importantes de todo o segmento. Isso, porque tarefas muito repeti...
Como administrar a carteira de clientes da minha c...
views 151
Saber como administrar a carteira de clientes de maneira eficiente é uma das tarefas mais importantes para as corretoras de seguros. Afinal, é a part...
Como modernizar a sua corretora de seguros
views 260
Para evitar alguns dos erros de gestão comuns nas corretoras de seguro, é preciso estar preparado para gerir os negócios de acordo com as peculiarida...
5 erros de gestão mais comuns nas corretoras de se...
views 642
A rotina dos corretores de seguros é dinâmica e repleta de responsabilidades. Nesse cenário, saber como evitar os erros de gestão mais comuns do segm...
Seguro de automóvel: Mitos e verdades sobre as cob...
views 365
Atualmente, quem tiver interesse em contratar um seguro de automóvel tem à sua disposição um grande número de seguradoras e incontáveis possibilidade...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *