0

Fato ou Fake: Multicálculo Webservice x Robô

homem trabalhando no multicalculo segfy

Como você apresenta o diferencial da sua corretora? Em todas as áreas empresariais temos um mercado cada vez mais exigente e competitivo, com clientes que buscam por agilidade, confiança e alta qualidade em produtos e atendimento.

Com foco no segmento de seguros, um dos pontos mais abordados por diferentes empresas é a otimização nos processos de cotações. Para isso, é preciso contar com ferramentas que auxiliem o seu dia a dia, proporcionando praticidade, acuracidade e segurança nos cálculos das contações . E é aí que entra o Multicálculo de Seguros, que pode usar três tecnologias para isso: Webservice (API), Robô (Crawler) e Híbrido.

Leia este post até o final e fique por dentro das principais diferenças, vantagens e ainda confira a sessão Fato ou Fake para você tirar suas dúvidas e escolher a ferramenta ideal que irá te ajudar a fechar novos negócios!

Para iniciar, vamos entender quais são as diferenças de cada versão:

Multicálculo Webservice (API)

É uma tecnologia utilizada para integrar sistemas e possibilitar uma comunicação rápida entre diferentes softwares ou linguagens. Sendo assim, podemos dizer que é uma ponte que conecta as informações inseridas pelas corretoras (por meio do sistema de multicálculo) às plataformas das seguradoras.

Por exemplo: a sua corretora precisa acessar os dados de diversas plataformas de seguradoras para realizar a cotação dos seguros aos seus clientes. Cada um desses sistemas é criado em uma linguagem de programação específica. O webservice cria uma porta de comunicação entre os sistemas, permitindo que dados sejam passados e recebidos de forma segura.

Multicálculo Robô (Crawler)

Já a tecnologia via robô, também conhecida como crawler, permite enviar e receber tipos específicos de dados de forma automática.

Para exemplificar, se sua corretora utiliza um multicálculo robô, este irá acessar o sistema das seguradoras e realizar a cotação, imitando os passos humanos dentro da plataforma. Em resumo o robô “digita” os dados no portal da seguradora para obter a cotação.

Multicálculo Híbrido

O multicálculo híbrido é considerado o mais completo de todos, por unir as características das duas versões, webservice e robô. Neste caso, permite que o webservice que não responder a uma solicitação de cotação por algum motivo, seja realizada pelo robô, sem a necessidade do corretor ter que entrar novamente com os dados ou direcionar a cotação, tornando um processo automático e transparente.

Agora que já entendemos o que é cada tipo de multicálculo, vamos ao Fato ou Fake para que você possa responder às suas principais dúvidas!

1 – O multicálculo webservice é uma plataforma segura.

Fato! O webservice é uma tecnologia completamente segura, pois estabelece uma comunicação direta ao usar protocolos de segurança, tendo acesso apenas às informações para realizar a cotação, sem disponibilizar nenhum dado para a internet.

2 – Utilizar um multicálculo homologado pode ser menos produtivo no fluxo de trabalho.

❌ Fake! As vantagens de um multicálculo webservice (também conhecido como homologado) são focadas no resultado final, que é extremamente preciso e rápido, ao permitir maior agilidade na entrega da proposta para o cliente e otimizar o tempo do profissional no fechamento de novos negócios, sem haver a necessidade de refação.

3 – Há exatidão nos cálculos realizados em um sistema webservice.

✅ Fato! Ao proporcionar a transmissão de dados de forma automatizada entre os sistemas das seguradoras e da corretora, reduz a probabilidade de erros por falta de atenção ou de digitação dos colaboradores.

4 – Os valores das cotações são diferentes no multicálculo webservice do robô.

Fake! Independente do tipo de tecnologia, os cálculos são iguais quanto aos valores finais das cotações. Caso haja divergência, a seguradora é totalmente responsável pelos dados informados.

5 – O multicálculo da Segfy é apenas via robô.

Fake! A Segfy conta com uma solução híbrida, desenvolvida para garantir uma experiência baseada na agilidade, rapidez e segurança nos dados , disponibilizando ao corretor uma ferramenta que realiza cotações com diversas seguradoras – tanto as que a corretora tem autorização (cálculo feito via webservice), quanto as que não tem (cálculo feito pelos robôs).

6 – A integração das seguradoras com o multicálculo da Segfy facilita o cálculo das cotações.

✅ Fato! A comunicação integrada com servidor da seguradora é uma das principais evoluções e diferenciais do Multicálculo da Segfy no mercado de seguros, facilitando o processo de atualização dos dados e criando um canal direto para validação  das novas homologações. Por exemplo, qualquer pergunta que seja adicionada ou retirada de um formulário é informada antecipadamente e, assim, o sistema é atualizado na mesma data que a seguradora atualiza o seu website.

7 – A tecnologia do multicálculo robô apresenta mais instabilidades que o webservice.

✅ Fato! Como o robô imita os passos de um ser humano na plataforma da seguradora, caso seja alterado algum campo de informação, o robô não tem inteligência para detectar essa mudança. Sendo assim, é necessário um time de especialistas que estejam sempre monitorando o processo de cotações para corrigir qualquer problema causado em uma eventual alteração no portal da seguradora.

Ficou claro a diferença entre os tipos de multicálculo oferecidos no mercado de seguros? Caso tenha dúvidas, compartilhe com a gente deixando seu comentário neste post.

Mais um detalhe importante: a automatização dos processos não depende das empresas fornecedoras dos sistemas de multicálculo, mas sim, da liberação de acesso das seguradoras às suas API’s, ok?!

Para que você possa escolher a melhor solução para a sua corretora, faça um teste grátis de 7 dias e confira, na prática, todas as vantagens do Multicálculo da Segfy.

Andressa Maltaca
Jornalista com ampla experiência em Marketing Digital e de Conteúdo. Pós-Graduada em Gestão de Mídias Digitais, é apaixonada por comunicação, informação e estratégias criativas com foco no segmento de seguros.

Posts Relacionados

Como indicar o seguro ideal para o seu cliente
views 117
Você sabia que mais de 80% do público brasileiro ainda não tem um seguro? Pesquisas recentes apontam as inúmeras oportunidades, que você corre...
Conheça os novos Treinamentos Segfy
views 117
Sabemos que você contratou o Segfy para otimizar as atividades na corretora, e para que você consiga utilizar todas as funcionalidades e fazer com qu...
O que é NPS (Net Promoter Score)?
views 217
O Net Promoter Score, ou NPS, é uma metodologia criada por Fred Reichheld nos EUA, com o objetivo de realizar a mensuração do Grau de Lealdade dos Co...
Resolução 382/20 da Susep: tudo que o corretor de ...
views 349
Novidade irá obrigar o corretor de seguros a divulgar o comissionamento antes da assinatura da apólice. O ano de 2021 começou com mudanças para o ...
5 filmes que todo corretor de seguros precisa assi...
views 159
Uma pergunta muito comum no mercado de seguros é: Como se tornar um corretor de seguros de sucesso? Iniciamos este post respondendo de uma forma simp...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *