0

Home office: como ser mais produtivo e evitar a solidão?

No atual momento, muitos corretores de seguro se perguntam sobre como ser produtivo em home office.

Por mais que isso seja novidade para a maioria dos profissionais, trabalhar de casa pode ser considerado um privilégio, dadas as adversidades do novo cenário econômico e a necessidade de isolamento.

O grande desafio nesse contexto é se adaptar a uma nova rotina, evitar a tentação de procrastinar e deixar de ter o contato presencial com outras pessoas, em especial os clientes. Afinal, manter uma relação próxima deles é uma parte muito importante do trabalho de um corretor. 

Para que você consiga superar essa fase sem comprometer o seu rendimento, a seguir, separamos 5 dicas sobre como ser produtivo em home office. Acompanhe!

5 dicas sobre como ser produtivo em home office

Todo trabalho tem as suas próprias características e peculiaridades. Isso quer dizer que não existe uma única fórmula para garantir mais produtividade em home office.

Ao considerarmos os principais desafios desse modelo de trabalho, porém, é possível elencar algumas questões-chave para que o desempenho de corretores de seguro não seja comprometido, evitando também a solidão da rotina em casa.

Veja quais são os pontos centrais sobre como ser produtivo em home office e adapte essas dicas ao seu cotidiano ocupacional:

1.   Crie um ambiente de trabalho

O primeiro passo para garantir mais produtividade no trabalho em casa é separar um ambiente exclusivo para essa finalidade.

Muitos tendem a realizar as suas tarefas em locais improvisados ou mesmo cedem à tentação de trabalhar na cama, no sofá e em outros locais semelhantes. O ideal é considerar tudo aquilo que normalmente é indispensável em um escritório.

Sendo assim, separe um cômodo que seja tranquilo, bem iluminado, livre de distrações e que conte com toda a ergonomia necessária para que você desempenhe as suas funções ao longo do dia sem desconfortos.

Não se esqueça também, que seu ambiente de trabalho é o “cenário” das reuniões por vídeo com seus cliente e parceiros. Um ambiente desorganizado pode passar uma má impressão.

2.   Tenha uma rotina e seja disciplinado

Sem a necessidade de bater ponto ou mesmo de acompanhar os colegas de trabalho, é normal que alguns horários sejam flexibilizados e que a procrastinação se torne realidade.

Quando esses descuidos se tornam recorrentes, porém, fica difícil manter todas as tarefas em dia e cumprir com as metas propostas. É preciso tomar cuidado para que as funções acumuladas não se tornem uma “bola de neve”.

A melhor maneira de garantir isso é manter a organização já utilizada no escritório. Assim, mantenha uma disciplina de horários, organize a pauta, evite dispersões e crie uma rotina.

3.   Converse com seus colegas e clientes

A solidão e a sensação de isolamento podem se tornar sérios problemas quando não mantemos contato com outras pessoas.

Para evitá-las, procure manter a relação com os seus colegas de trabalho, o networking com outros profissionais e clientes através de ferramentas online.

Aproveite as reuniões e videoconferências para tratar de outros assuntos, antes de falar de trabalho, indo além das responsabilidades da empresa. Dessa maneira, você mantém o desempenho profissional e ainda preserva suas relações interpessoais, que são indispensáveis numa rotina saudável. 

No caso dos clientes, é uma ótima oportunidade de trazê-los ainda mais para perto da corretora.

4.   Faça pausas

É impossível manter uma boa performance mental por horas seguidas. Algumas paradas são fundamentais para retomarmos o fôlego, a disposição e até mesmo a capacidade de realizar um bom trabalho.

No cotidiano normal de escritório, pausas para tomar um café, se alongar, fazer um lanche e conversar com os colegas são indispensáveis para esfriar a cabeça e garantir o rendimento.

Com isso em mente, procure replicar essa lógica em casa. Mencionamos anteriormente que rotina e disciplina são importantes para o home office, mas não se esqueça de considerar esses momentos de descanso.

5.   Não trabalhe além da conta

Se a procrastinação é um risco para quem realiza suas atividades em casa, a lógica inversa também é verdadeira: às vezes, nos sentimos mais dispostos ao fim do dia e deixamos nos levar por horas extras de trabalho.

Por mais que não exista problema em adiantar algumas tarefas, é preciso tomar cuidado para que a sua rotina profissional não afete o seu cotidiano pessoal e bem-estar.

Quando destacamos a importância de separar horários e um ambiente específico para o trabalho, é justamente para evitar que os dias se misturem com as noites e que as responsabilidades afetem os seus momentos de lazer. Além disso, uma das parte mais importantes do seu trabalho, o atendimento, na maioria das vezes só pode ser feita em horário comercial.

Lembre-se de quais são os momentos dedicados aos seus afazeres e não se sinta mal em parar nos horários definidos. Se no escritório você pode deixar algumas tarefas para o dia seguinte, em casa isso não pode ser diferente. 


Você gostou de saber mais sobre como ser produtivo em home office? Com a Segfy é possível otimizar ainda mais sua gestão, automatizar processos e administrar seu negócio em tempo real, onde e quando quiser.

Faça um teste gratuitamente por 7 dias e o descubra o sistema mais poderoso para corretores de seguros modernos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *