0

Insurtechs: o que são e como elas estão mudando o trabalho dos corretores

Termos em inglês viraram moda e, muitas vezes, são usados para mascarar ações e empresas que sempre estiveram por aí mas com outro nome, porém, nem tudo é assim. As Insurtechs são uma das mudanças do mercado que chegaram para ficar e o corretor que não ficar atento pode perder grandes oportunidades e, até mesmo, perder sua produção para a concorrência!

Então que tal conhecer um pouco desse universo e saber como e quais delas podem ser úteis para você e sua corretora?

Afinal, o que são as Insurtechs?

A palavra Insurtech vem de outras duas palavras em inglês: insurance, que significar seguro, e technology, que significa tecnologia, ou seja, em sentido literal uma empresa denominada Insurtech nada mais é aquela que oferece soluções para o mercado de seguros através da tecnologia, porém não é bem assim.

Hoje as Insurtechs são muito mais que isso. O termo virou sinônimo de empresas que, usando a tecnologia, agregam valor à cadeia de consumo do seguro. Traduzindo em termos práticos, são empresas que, direta ou indiretamente, fazem com que o consumidor compre mais, compre melhor e fique mais satisfeito com o que comprou no mercado de seguros.

É importante aqui frisar que esse objetivo pode ser alcançado de forma direta, ou seja, atuando em contato com o consumidor final, ou de forma indireta, influenciando em um dos passos da cadeia de vendas. É aí que entram as principais Insurtechs que podem ajudar o corretor de seguros a se tornar um verdadeiro campeão de vendas.

Insurtechs voltadas aos corretores de seguros

Como intermediários, os corretores de seguros foram acumulando muitas tarefas que fazem parte de todo o processo de venda de um seguro. Tanto é que muitos deles hoje já se queixam que o tempo fica escasso para tarefas mais estratégicas da corretora.

Nesse ponto é que entram as Insurtechs mais voltadas à gestão dos corretores. Atuando no problema da burocracia que existe no mercado de seguros, essas empresas vêm com a proposta de eliminar ou otimizar tarefas dos corretores, poupando tempo para que se dediquem a outras tarefas.

A insurtech Segfy, por exemplo, se propõe a, não somente administrar os documentos e processos dentro de uma corretora, mas também buscar e integrar informações de forma automática com as seguradoras. No passado, os corretores eram acostumados a receber as propostas e apólices de modo físico e a passar todas as informações para seus sistemas de gestão. Hoje, utilizando uma solução como a Segfy por exemplo, esse corretor avança diretamente para a fase de conferência, pois as informações já foram cadastradas pelo sistema que as buscou de maneira online na seguradora.

Já na área comercial, uma Insurtech que tem se destacado entre os corretores é a Cliente Agente. Através dela é possível remunerar seus clientes por indicações que façam em seus círculos de convivência. Tudo é feito através de uma plataforma digital. Isso nada mais é que um dos conceitos mais difundidos na área de inovação: o cashback. Seu cliente, que já confia em seu trabalho, tem uma série de amigos com o mesmo perfil, então por que não usá-lo para divulgar seu trabalho e remunerá-lo por isso?

Já na outra ponta da jornada do seu cliente, ou seja, no pós-venda, não é diferente. Insurtechs surgem com o propósito de administrar tarefas que antes eram centralizadas pelos corretores, tornando sua operação mais leve e produtiva. É o caso da Regula, por exemplo, que através de uma linguagem simples atende os clientes dos corretores na hora de um sinistro, auxiliando-os em todas as fases até a efetiva indenização.

Evoluir é adaptar

Não restam dúvidas de que para surfar nessa nova onda de tecnologia e inovação é preciso se adaptar, e essa talvez seja a parte mais difícil do processo. A adaptação é um processo que envolve antes de tudo coragem, conhecimento e dedicação, mas não se engane. Ultrapassado esse ponto, as Insurtechs estão aí para ajudar e podem revolucionar o modo como os corretores atuam.

Saiba como adaptar sua corretora às novas tecnologias do mercado de seguros!

Posts Relacionados

Quais processos das corretoras de seguros podem se...
views 119
A automatização de processos nas corretoras de seguros é uma das tendências mais importantes de todo o segmento. Isso, porque tarefas muito repeti...
Como administrar a carteira de clientes da minha c...
views 150
Saber como administrar a carteira de clientes de maneira eficiente é uma das tarefas mais importantes para as corretoras de seguros. Afinal, é a part...
Como modernizar a sua corretora de seguros
views 260
Para evitar alguns dos erros de gestão comuns nas corretoras de seguro, é preciso estar preparado para gerir os negócios de acordo com as peculiarida...
5 erros de gestão mais comuns nas corretoras de se...
views 642
A rotina dos corretores de seguros é dinâmica e repleta de responsabilidades. Nesse cenário, saber como evitar os erros de gestão mais comuns do segm...
Seguro de automóvel: Mitos e verdades sobre as cob...
views 364
Atualmente, quem tiver interesse em contratar um seguro de automóvel tem à sua disposição um grande número de seguradoras e incontáveis possibilidade...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *