0

Melhore a prospecção de clientes de seguros com essas metodologias e ferramentas

O principal objetivo de um corretor de seguros pode ser a venda, mas ele não deve concentrar todos os seus esforços apenas nessa tarefa, pois pode ser uma das causas de baixa produtividade. Para conseguir fechar mais negócios e promover o crescimento de sua corretora, é preciso investir bastante na prospecção de clientes de seguros.

Estando ciente disso, há algumas metodologias e ferramentas que vêm se tornando cada vez mais essenciais nesse processo.

Prospecção de clientes de seguros

Presença online

Já faz alguns anos que a presença online de qualquer empresa ou profissional é praticamente um item obrigatório para o seu crescimento no mundo dos negócios. Hoje, ter apenas um site não é mais suficiente: é preciso estar presente nas redes sociais.

As redes sociais são um ambiente de constante interação com o seu público-alvo, por isso funcionam como grandes aliadas na prospecção de clientes de seguros. As redes sociais mais populares atualmente são o Instagram e o Facebook, e vale ainda se dedicar ao LinkedIn.

O e-mail também é um ótimo meio para alcançar novos clientes digitalmente. Trabalhe para construir uma boa lista de contatos e envie conteúdos que sejam relevantes para seu público, não apenas ofertas.

Prospecção via LinkedIn

Essa rede social merece um item só para ela, pois é a maior rede de relações profissionais do mundo, com 30 milhões de usuários no Brasil. Por ter sido criada para o mundo corporativo, o LinkedIn possui diversas ferramentas que podem ser muito eficientes para a prospecção de clientes de seguros.

Além de diversas funcionalidades gratuitas que podem ser usadas com esse objetivo, o LinkedIn oferece o Sales Navigator, ferramenta para buscar novos leads. Os filtros disponíveis ajudam a segmentar essa busca de acordo com a localização, segmento de atuação, cargo, etc, de forma que o usuário consiga encontrar exatamente o perfil de cliente que tem potencial para contratar o seu produto.

O uso dessa ferramenta pode gerar 45% mais oportunidades de negócios e 78% mais produtividade, segundo estimativas do próprio site.

Participação em feiras e eventos

O mercado de seguros realiza uma série de eventos, inclusive, especialmente voltados para os corretores de seguros e de âmbito nacional, como o Congresso Brasileiro de Corretores de Seguros, que acontece todo ano, realizado pela Federação Nacional dos Corretores (Fenacor).

Participe do máximo de encontros profissionais possível, pois se tratam de ambientes propícios para conhecer líderes e ampliar significativamente o seu networking – um fator muito importante para a prospecção de clientes de seguros.

Além disso, nesse tipo de evento há sempre palestras e workshops sobre o que há de mais novo disponível no setor, regulamentações e tendências. A capacitação também ajudará a conquistar espaço no mercado.

Prospecção dentro da sua própria carteira

Não olhar para dentro é um dos erros mais comuns entre vendedores que não acompanham suas métricas de vendas. Preste atenção na carteira de clientes que você já construiu e o que ainda pode ser explorado na mesma.

Uma boa dica é classificar os segurados entre aqueles que sempre compram, ou seja, já estão fidelizados, os que compram de vez em quando e os que já compraram há muito tempo. Esses últimos podem ser o seu ponto de partida para uma prospecção de clientes de seguros direcionada. Os sistemas de gestão de negócios ajudam nessa tarefa, já que reúnem os dados da sua carteira.

Entre em contato, busque saber por que ele não renovou o seguro, descubra o que mudou em sua vida e identifique as oportunidades de venda em cada uma dessas informações. Nem sempre uma ligação será suficiente, mas não desanime. Mantenha-se sempre vivo na memória daquele cliente e ele se lembrará de você quando precisar de um seguro.

Indicações dos próprios clientes

Nessa mesma linha, aproveite o bom relacionamento com os seus clientes que compram sempre e peça ajuda com indicações. Não há nada mais eficiente em termos de prospecção de clientes de seguros que o depoimento de outro cliente satisfeito.

Se for o caso, ofereça descontos ou outras compensações por cada indicação que se concretizar em negócio. Essa é uma das técnicas de venda que mais aumenta os índices de fechamento.

A estratégia pode funcionar de duas formas: pedindo aos segurados que te indiquem os contatos de possíveis clientes ou que eles mesmos falem sobre os seus serviços com a sua rede.

Aplicando as técnicas acima você estará vários passos à frente na prospecção de clientes de seguros. Além disso, tenha sempre em mente que o consumidor atual não busca apenas produtos, mas sim soluções.

Gostou desse artigo? Confira abaixo um guia gratuito com dicas práticas para fechar mais seguros de auto.

Posts Relacionados

Como melhorar as vendas de Seguro em tempos de pan...
views 686
Com os atuais temores que envolvem a crise do novo coronavírus, empreendedores dos mais diversos segmentos se perguntam sobre como melhorar as vendas...
Meu Seguro Novo: O Marketplace de seguros da Segfy
views 413
Com inovação em seu DNA, a Segfy dá mais um passo em direção ao futuro para proteger o futuro das pessoas e lança o seu marketplace de seguros. O Meu...
Seguro Viagem: quais os melhores momentos para ofe...
views 732
O seguro viagem é, definitivamente, um dos seguros que mais engrandecem a relação entre cliente e segurado, e você não deve deixar escapar a chance de...
Seguro Auto: coberturas importantes que os correto...
views 540
Uma das mais nobres funções de um corretor de seguros é prever aquilo que o segurado pensa que vai acontecer com ele e protegê-lo. Quando falamos de s...
Seguro para MEI: residencial ou empresarial?
views 528
Você abriu a sua corretora de seguros, atendeu ao círculo mais próximo de amigos e parentes e agora busca formas de aumentar as vendas e expandir sua ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *