0

O que não pode faltar no planejamento da sua corretora de seguros para 2019?

Planejamento é uma palavra estratégica em qualquer negócio, e a transição entre um ano e outro é o período ideal para cumprir essa tarefa.

Por isso, preparamos este artigo que vai ensinar o passo a passo para criar um planejamento para a sua corretora de seguros em 2019.

Planejamento da sua corretora de seguros para 2019

Analise suas forças e fraquezas

Essa primeira etapa é fundamental para construir um bom planejamento para a sua corretora de seguros. Olhe para dentro: você está dedicando tempo suficiente à busca de novos clientes? Sua taxa de renovação é satisfatória? Quantos seguros você faz com um mesmo segurado? Quais são os segmentos que você mais vende? Esses são os que te dão mais lucro?

A chamada Análise SWOT pode te ajudar a organizar esse processo. O método aponta Strengths (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças) como aspectos que devem ser avaliados, um a um, dentro da sua empresa.

Tenha objetivos claros para 2019

Uma boa análise te leva direto ao segundo passo, que é definir quais serão os objetivos da sua corretora nesse novo ano. Nesse momento, estabeleça as metas finais, mas também subetapas que vão te ajudar a alcançá-las. Isso será importante para que você consiga avaliar avanços gradativos ao longo do tempo, como a cada trimestre, por exemplo.

Outra dica é dividir os objetivos de acordo com as áreas da corretora ou função desempenhada por cada colaborador. Assim será mais fácil cada um entender quais são as suas tarefas.

Melhore a gestão do tempo

A falta de tempo é uma das maiores inimigas das corretoras de seguros. O corretor é um “apagador de fogo” por natureza, mas isso não significa que não possa ser organizado. Pare para pensar se tarefas desnecessárias estão tomando o tempo de outras mais importantes durante o seu dia.

Definir as suas prioridades, bem como da sua equipe, é fundamental para que o seu planejamento dê certo. Com mais tempo, você também conseguirá realizar uma melhor gestão dos seus clientes.

Corte custos

Cuidar das finanças: essa é a parte que assusta muitos empresários. Na hora de fazer um planejamento, diminuir despesas pode ser mais efetivo em sua lucratividade do que o próprio aumento das vendas.

Saber quanto entra e quanto sai do seu caixa a cada mês não é suficiente. É preciso dar nomes aos bois: quanto custa cada funcionário e quanto eles produzem? Os clientes estão sendo rentáveis para a corretora de seguros? Os investimentos em projetos deram retorno? Questione-se, analise e verá que cortar custos, além de necessário, é possível.

Tecnologia

Uma boa mãozinha para concluir o seu planejamento é contar com a tecnologia. Ela é capaz de otimizar todos os processos da sua corretora, proporcionando ganhos em produtividade. No mercado, há uma série de ferramentas que automatizam tarefas da corretora de seguros, como a gestão da carteira de clientes, facilitando, por exemplo, o recebimento de comissões e o repasse aos produtores.

Atenção às tendências

Não adianta preparar a casa e não perguntar as preferências da visita. Esteja atento às tendências do mercado e as principais mudanças, sempre aberto a colocá-las em prática em sua corretora. Também é importante acompanhar as projeções da economia, principalmente no momento de incertezas que vive o Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *