1

Quando notificar o segurado sobre o vencimento da apólice?

Você já ouviu a famosa frase: “Tempo é dinheiro”? Benjamin Franklin estava certo, inclusive a frase serve para o mercado de seguros de hoje! Está confuso? Então veja as vantagens que sua corretora terá na lucratividade e produtividade se tratar com antecedência o vencimento da apólice de seguros.

Clientes insatisfeitos?

Já reparou que, para a grande maioria dos clientes, tratar o vencimento da apólice é algo que desperta pouco interesse? Infelizmente, em nosso país há uma cultura de que o seguro é um mal necessário, quando não é.

Então o que fazer para contornar essa cultura e superar esse problema? O primeiro passo é evitar situações nas quais seu cliente ficará insatisfeito com o processo de vencimento da apólice.

Toda vez que ele enfrenta um problema, por menor que seja, cria uma imagem de burocracia e desconforto em relação ao seguro e a sua corretagem. Evitar esses problemas e fazer com que o processo de vencimento de uma apólice seja mais agradável é o primeiro passo para que o cliente mude essa visão.

Antecipe-se ao vencimento da apólice

A forma mais eficaz de transformar o processo de renovação de uma apólice em algo mais agradável é antecipar a negociação. Negociar com o cliente bem antes do vencimento da apólice tem inúmeras vantagens.

Uma delas é que você diminui a chance de pegar seu cliente em um momento financeiro mais complicado. Não que ele não possa estar passando por isso, no momento da data da renovação, porém, se ele sabe com antecedência que terá que desembolsar aquele valor para renovar a apólice, ele poderá se programar, evitando o impacto financeiro das parcelas em sua conta.

Essa situação é tão comum que todo corretor já ouviu uma frase do tipo: “Mas a fatura do meu cartão fecha dois dias depois do vencimento da apólice, posso renovar depois do fechamento da fatura”? Veja bem, não é que ele não queira comprometer seu limite ou que não tenha o dinheiro, mas sim que ele já está com a fatura tão alta que a parcela do seguro irá complicá-lo.

Com a negociação antecipada, talvez ele tivesse deixado outra compra para depois e aceitado mais facilmente o parcelamento que você propôs.

Outro fator importante é que você terá mais chances de contatar seu cliente. É comum vermos corretores de seguros desesperados pelo fato de o vencimento da apólice do seu cliente estar se aproximando e ele sequer conseguir fazer contato com o mesmo. Entrando em contato 15 ou 20 dias antes do vencimento da apólice, a chance dessa situação ocorrer é bem menor.

Por último, mas não esgotando todas as vantagens de antecipar a negociação com seu cliente, uma das grandes vantagens de se antecipar ao vencimento da apólice está relacionada à vistoria do veículo. Quando o cliente dá o “ok” muito próximo ao vencimento da apólice, o processo de vistoria e análise da companhia ocorre já na nova vigência. Isso significa que, caso ocorra uma recusa ou qualquer outro problema, o veículo ficará descoberto.

Se essa negociação ocorre dentro da vigência da apólice anterior, o cliente continuará coberto e você terá tempo e tranquilidade para resolver a situação.

Sua atitude no vencimento da apólice é seu diferencial

Lembre-se: por mais que o trabalho do corretor tenha muito mais objetivos que o recebimento da comissão, essa é a única fonte de renda da sua corretora e, toda vez que uma apólice não é renovada, você sente isso no caixa. Criar métodos e técnicas para aumentar o número de apólices renovadas é uma da formas de proteger a produtividade da sua corretora.

Ainda sofrendo com a perda de renovações em sua corretora? Então venha conhecer o Segfy gestão, descubra como automatizar esse processo pra não perder mais nenhuma venda.

Posts Relacionados

Quais processos das corretoras de seguros podem se...
views 119
A automatização de processos nas corretoras de seguros é uma das tendências mais importantes de todo o segmento. Isso, porque tarefas muito repeti...
Como administrar a carteira de clientes da minha c...
views 151
Saber como administrar a carteira de clientes de maneira eficiente é uma das tarefas mais importantes para as corretoras de seguros. Afinal, é a part...
Como modernizar a sua corretora de seguros
views 260
Para evitar alguns dos erros de gestão comuns nas corretoras de seguro, é preciso estar preparado para gerir os negócios de acordo com as peculiarida...
5 erros de gestão mais comuns nas corretoras de se...
views 642
A rotina dos corretores de seguros é dinâmica e repleta de responsabilidades. Nesse cenário, saber como evitar os erros de gestão mais comuns do segm...
Seguro de automóvel: Mitos e verdades sobre as cob...
views 365
Atualmente, quem tiver interesse em contratar um seguro de automóvel tem à sua disposição um grande número de seguradoras e incontáveis possibilidade...

One Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *