Seguro Caminhão: como aumentar a produtividade nas cotações

Postado em 2 de abril de 2019 por Segfy

Todos os corretores de seguros sabem que as apólices de Seguro Caminhão podem ser mais rentáveis que as apólices de Seguro Automóvel. A lógica é que o valor dos veículos e os riscos são maiores, aumentando automaticamente o prêmio e melhorando a receita por negócio da corretora.

Porém, a realidade é que, muitas vezes, a produtividade desse tipo de negociação é muito baixa, gerando retrabalho e tempo gasto, ou seja, alterando a conta de rentabilidade, tornando um negócio bom em um negócio prejudicial à corretora.

Mas não precisa ser assim! Com algumas dicas simples, você irá sanar essas dificuldades na hora de negociar um seguro de caminhão e agregar esse produto tão rentável ao seu leque de opções, atendendo o cliente de maneira eficaz e fazendo com que ele gere mais indicações. Vamos lá?

Afinal, por que é mais difícil negociar um Seguro Caminhão?

Antes de entender como tornar sua negociação mais rentável, é preciso entender o motivo pelo qual é mais difícil negociar um Seguro Caminhão do que um Seguro Automóvel padrão.

Quando negociamos um Seguro Caminhão, não estamos falando de um veículo que foi comprado pelo segurado apenas para se locomover, pois o caminhão é, na maioria das vezes, a forma pela qual aquele cliente consegue sua renda, ou seja, o veículo é sua empresa!

Quando negociamos esse seguro com uma empresa e não com uma pessoa, o foco da venda fica muito mais voltado para números e valores.

Portanto, para ter mais sucesso na negociação, explique para seu cliente que você sabe que qualquer economia nos custos que ele tem com o veículo significa uma maior margem de lucro no final do mês. Ele deve entender também que a segurança daquele bem é extremamente importante porque, em caso de sinistro, sem uma rápida reposição, ele ficará sem a sua renda.

Velocidade e efetividade devem andar juntas na venda de Seguro Caminhão

Mais uma vez, o fato de que o caminhão é a fonte de renda do segurado interfere na produtividade da cotação.

O tempo de decisão de compra é muito menor que o do automóvel tradicional, ou seja, o corretor tem que apresentar um orçamento razoavelmente rápido e baseado no custo-benefício que ele terá com aquele produto. Muitos segurados não se importam com assistências robustas ou detalhes que são mais importantes no seguro de veículos de passeios.

Oferecendo uma cotação de maneira rápida e com o necessário para aquele cliente, as chances de ele fechar com a sua corretora de seguros aumentam muito e, em caso de um sinistro, quando as coberturas oferecidas são efetivamente experimentadas, ele criará um vínculo de segurança com a sua prestação de serviço.

Invista em um multicálculo

Não tem como simplificar ou contornar essa necessidade. Se você precisa e quer aumentar sua rentabilidade na hora de vender Seguro Caminhão, é necessário usar uma ferramenta de multicálculo de seguros para melhorar o tempo de resposta ao seu cliente.

Quando tratamos de Seguro Automóvel tradicional, essa necessidade já existe. Porém, quando tratamos do Seguro Caminhão, ela é obrigatória.

O Seguro Caminhão tem um questionário de risco, ou perfil, que varia muito mais do que o automóvel tradicional. Normalmente, são exigidas informações relativas aos trajetos, cargas e materiais transportados. Preencher um questionário em cada seguradora que você desejar oferecer, irá tomar muito tempo.

Se seu concorrente tem um multicálculo, ele já apresentou e fechou a proposta, ou seja, além de ter perdido tempo nos cálculos, sua produtividade e credibilidade com o cliente foram afetadas.

Por fim, o Seguro Caminhão é uma forma de angariar prêmios maiores para a sua corretora, porém, para evitar que ela gere apenas trabalho e diminua sua produtividade, trace a estratégia correta e invista em um multicálculo confiável!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Se inscreva em nossa newsletter e receba novidades
Segfy, você + seguro 🧡
Segfy Tecnologia S/A | 30.254.990/0001-55 © 2021 Segfy ®. All rights reserved.