Seguro Moto: o que você deve saber para ampliar suas vendas

Postado em 9 de abril de 2019 por Segfy

Investir no Seguro Moto pode ser um bom caminho para ampliar suas vendas como corretor de seguros. Somente em março de 2019 foram comercializadas mais de 86 mil unidades de motocicletas no Brasil, um aumento de 2,2% em relação ao registrado no mês anterior, segundo dados do Renavam.

A recuperação que vem sendo observada nesse segmento tem a ver com fatores como o aumento na confiança do consumidor, uma maior oferta de crédito e o crescimento na participação de consórcios.

Por outro lado, como mostra a Superintendência de Seguros Privados (Susep), 98% das motocicletas ainda circulam sem Seguro Moto em todo o país atualmente. Os maiores motivos para a baixa contratação costumam ser o valor do prêmio, considerado alto quando comparado ao preço dos veículos, e certa dificuldade de aceitação por parte das seguradoras.

Entretanto, novas opções do mercado podem mudar essa realidade.

Quem contrata o Seguro Moto?

Existem dois perfis básicos de pessoas com potencial para contratar um Seguro Moto. Um deles é o de proprietários de motocicletas com mais de 250 cilindradas que são usadas para se locomover no dia a dia ou apenas para lazer.

A maioria deles são homens com idade por volta dos 35 anos. Esses são os melhores alvos para oferecer um Seguro Moto, pois apresentam riscos menores e, por conta disso, até ganham descontos das seguradoras no momento da renovação. Você pode começar buscando entre os seus clientes de outros seguros, aproveitando para realizar o cross selling.

O outro grupo é composto por prestadores de serviços como motoboys e motofretistas que, em geral, têm motos com até 150 cilindradas. Esses são os que encontram mais dificuldade de aceitação pelo Seguro Moto convencional.

Baixa cilindrada x alta cilindrada

Como vimos, o modelo das motos e o perfil de utilização estão bastante interligados e influenciam o preço do seguro.

No caso dos veículos de baixa cilindrada, e até mesmo de média, as taxas do Seguro Moto costumam ser mais altas, pois elas também são os maiores alvos da criminalidade. Por isso, uma alternativa que vem sendo cada vez mais adotada para proteger essas motocicletas é o seguro com cobertura apenas para roubo e furto.

O prêmio anual dessa proteção varia de 6 a 10% do preço do veículo na tabela FIPE, enquanto o Seguro Moto tradicional pode chegar até a um terço do valor total da moto, quando tem coberturas mais completas.

Restrições das seguradoras

Além dos valores altos nos casos citados, há seguradoras que nem mesmo aceitam fazer o Seguro Moto convencional para determinados perfis. Por isso, a criação do seguro de roubo e furto tem se mostrado tão importante para preencher a lacuna até então existente para atender a esse perfil, dando ao corretor uma opção para oferecer aos seus clientes.

Outro mecanismo adotado pelas seguradoras para evitar a rejeição é a criação de produtos com um valor maior de franquia.

Que coberturas e serviços oferecer?

Mesmo diante de adversidades é possível ter visão e transformar uma venda quase perdida em um ótimo negócio. Além de oferecer a alternativa do seguro apenas para roubo e furto aos clientes que usam suas motos para prestar serviços, inclua no orçamento uma proteção para danos materiais e físicos de terceiros.

Esses proprietários estão muito mais expostos a acidentes de trânsito e poderão contratar o seguro de Responsabilidade Civil por apenas 3 a 5% do valor do seu veículo, ficando protegidos de prejuízos em casos de atropelamento ou colisão com carros.

Já no caso dos pilotos com perfis mais aceitos pelas companhias, a necessidade de economizar no prêmio também pode ser desconstruída considerando-se os benefícios incluídos no Seguro Moto, como um serviço de guincho, por exemplo. Analise as apólices a fundo e mostre ao potencial segurado que pagar um pouco mais pela proteção evita gastos ainda maiores no futuro.

Portanto, apresentar para o futuro cliente um comparativo de coberturas e serviços com o que cada seguradora oferece, torna-se essencial para o sucesso na venda do seguro de moto. Para agilizar suas cotações e ganhar ainda mais produtividade, utilize sempre um multicálculo de seguros.

Continue aprendendo sobre esse tema e veja como conseguir clientes para seguro de moto!

Não perca mais tempo em suas vendas, agilize suas cotações em seguro moto. Conheça o Multicálculo Segfy e transforme sua corretora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Se inscreva em nossa newsletter e receba novidades
Segfy, você + seguro 🧡
Segfy Tecnologia S/A | 30.254.990/0001-55 © 2021 Segfy ®. All rights reserved.